sexta-feira, 19 de junho de 2009

Reunião em 19 de junho de 2009

Encaminhar arquivo contendo os anais do XI ENPESS para todos – Odária repassa.
Denise vai verificar com Kellen a possibilidade de sua participação nas reuniões da pesquisa, conforme as suas novas condições de trabalho junto à Petrobrás.
Apresentação das notas fiscais relativas aos livros. Retomada a discussão das apresentações das leituras, decidiu-se que serão feitas segundo cronograma abaixo:
31/07/2009: BEHRING , Elaine e BOSCHETTI, Ivanete – Crise, reação burguesa e barbárie: a política social no neoliberalismo in Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez. 2006. (Biblioteca Básica/Serviço Social).Págs.112-146 (Denise).
31/07/2009: COUTO, Berenice R. O direito social, a Constituição de 1988 e a seguridade social: do texto constitucional à garantia da assistência social in O Direito social e a assistência social na sociedade brasileira: uma equação possível? São Paulo: Cortez. 2007 (Marcos).
27/08/2009: BEHRING, Elaine R. Trabalho e Seguridade Social: o neoconservadorismo nas políticas sociais in BEHRING, Elaine Rossetti e ALMEIDA, Maria Helena Tenório de (orgs.) – Trabalho e Seguridade Social: percursos e dilemas. São Paulo:Cortez. Rio de Janeiro:FSS/UERJ.2008. Págs. 152-174 (Ana Paula).
27/08/2009: VIANNA, M. Lucia T. Werneck Reforma do Estado e política social: notas à margem do tema in BEHRING, Elaine Rossetti e ALMEIDA, Maria Helena Tenório de (orgs.) – Trabalho e Seguridade Social: percursos e dilemas. São Paulo:Cortez. Rio de Janeiro: FSS/UERJ, 2008. Págs. 141-151 (Ana Paula).
25/09/2009: PEREIRA, Potyara A. P. Concepções e propostas de política social: tendências e perspectivas in Política Social: temas e questões. São Paulo:Cortez. 2008. Págs.163-202 (Telma).
25/09/2009: PEREIRA, Potyara A. P. Discussões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania in BOSCHETTI, Ivanete [et al] (orgs.) Política Social no Capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo:Cortez. 2008. Págs. 87-108 (Telma).
30/10/2009: MARANHÃO, Cézar H. Acumulação, trabalho e superpopulação: crítica ao conceito de exclusão social. In MOTA, Ana E. – O Mito da Assistência Social: ensaios sobre Estado, Política e Sociedade (org.).Recife: Editora Universitária da UFPE. 2006. Págs. 15-46 (Odária).
30/10/2009: SILVA, M. Ozanira da S.; YAZBEK, M. Carmelita; GIOVANNI, Geraldo di. A política social brasileira no século XXI - A prevalência dos programas de transferência de renda. São Paulo:Cortez. 2008 (Denise).
27/11/2009: SPOSATI, Aldaíza; BONETTI, Dilséa; YAZBEK M. Carmelita; FALCÃO M. do Carmo. Política social e o assistencial: a reconstrução do significado in A Assistência Social na trajetória das políticas sociais brasileiras. São Paulo:Cortez. 1992 (Sandra).
27/11/2009: Serviço Social e Trabalho: desafios e perspectivas para o século XXI (Sandra).
27/11/2009: Política Social no capitalismo tardio (Marcos).
18/12/2009: Serviço Social em tempo de capital fetiche (Juciméri).
18/12/2009: Serviço Social, Política Social e Mercado de Trabalho – Alagoas (Juciméri)
Necessidade de escolher o pesquisador que irá escrever sobre o resultado das discussões dos textos. Constituirá um capítulo que irá servir de referencial para todos os demais sub-projetos. A partir da resenha de cada expositor, considerando o debate do grupo e as questões colocadas, será elaborado um artigo que sistematize todas discussões. Essa definição será feita depois do início das discussões dos textos.
Haverá inscrição no V Congresso Internacional de Trabajo Social, em Cuba, 26 a 31/10/2009. Sistematização da Assistência social no Brasil (Odária), até 31/08/2009.
Apreciação do Plano de Pesquisa de Campo, conforme arquivo encaminhado pela Odária. Em julho será apresentada a síntese da primeira abordagem da pesquisa desenvolvida pela Odária. Até 30/09/2009 deve estar já concluída a sistematização das entrevistas. Os convites para os entrevistados já foram encaminhados e todos concordaram em participar, à exceção de Aldaísa. Para contornar o problema, será feito o contato pessoal pela Odária. Cronograma das entrevistas: vai-se convidar Maria Ozanira e Ana Elizabete Mota para virem a Curitiba e participarem de alguma atividade, junto com a entrevista, em datas a serem determinadas, conforme as agendas das convidadas. Odária fará contato para marcar as datas para as entrevistas, especialmente com Aldaísa, que está relutante.
Questões a serem formuladas às entrevistadas: a partir dos enunciados sugeridos no plano de pesquisa de campo, localizar que idéias gerais irão conduzir o nosso questionamento e as nossas pesquisas. Pedir que cada entrevistada coloque especificamente qual o seu posicionamento dentro do tema e disserte a respeito. Não se trata de pergunta e resposta, mas sim um diálogo com as entrevistadas. Nós estamos confundindo os enfoques entre a profissão, o exercício profissional e a política pública de assistência social, como fazem as entrevistadas, ao fazer a defesa da profissão. Algumas estudam a política de assistência social, mas outras estudam outras políticas e privilegiam a defesa da profissão, mas o exercício profissional fez, em determinados contextos históricos, movimentos divergentes em relação à política de assistência (em certos momentos, houve a negação da própria política da assistência, pela sua conformação naquela etapa histórica). Odária poderá apresentar algumas das suas leituras no início de julho (dia 16). antes, Odária encaminhará os resumos dos artigos já lidos.

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de mais textos sobre o SUAS, estou tendo dificuldades de encontrar análises sobre a atuação do SUAS enquanto politica de um modelo neoliberal...,,, o avanço na estruturação de serviços, considerando o neoliberalismo e falta de investimento implica na precarizaçao dos serviços ofertados....a questão social também é muito complexa e o SUAS terá que se articular com outras políticas para dar conta da realidade... a precarizaçao das políticas sociais e o que isto acarreta.

    Obrigada pela atenção, e espero notícias.

    ResponderExcluir